segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Campanha de combate a hanseníase



O trabalho de prevenção a doenças através de campanhas informativas teve continuidade hoje pela manhã, no centro da cidade. Aproveitando as pessoas que visitam a feira livre, Agentes Comunitários de Saúde entregaram panfletos informativos sobre a hanseníase. Ela é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.
Complementarmente, um médico especialista atendeu os pacientes com suspeitas da doença. Ou seja, aqueles pacientes que apresentavam:
  • Uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acobreadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).
  • Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.
Conhecedora da área médica, a prefeita Maristela parabenizou a ação dos profissionais da Secretaria de Saúde. “Campanhas específicas são importantes para atingir determinado grupo de pessoas que apresentam sintomas de alguma doença. Com isso, o prognóstico das doenças pode ser conhecido com mais rapidez e consequentemente o tratamento também deverá ser mais eficaz”, explicou.

A secretária de Saúde, Conceição Medeiros, informou que esse trabalho irá continuar e um dos motivadores foi a aquisição da unidade móvel médica-odontológica, que permite que os exames sejam realizados no centro da cidade, próximo da população que participa da feira-livre.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com



Sem comentários:

Enviar um comentário