quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CGU realiza palestra informativa para sociedade upanemense


A Controladoria Geral da União, através do auditor Carlos José Calvancanti Lima, coordenador da equipe de fiscalização da CGU em nosso município, realizou uma palestra informativa sobre as ações desenvolvidas pelo órgão. Carlos José baseou-se pelo site www.cgu.gov.br onde todos podem ter acesso as informações e programas desenvolvidos. “O site é uma ferramenta importantíssima para o cidadão, pois disponibiliza informações sobre os recursos do município, licitações e convênios, mas também oferece cursos e premia ações nas áreas da ética e cidadania”, informou o coordenador.

Carlos José fez questão de explicar que a CGU não é um órgão “punitivo”. Segundo ele, o grande objetivo da CGU é a defesa do patrimônio público e o incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. Isso permite entre outras coisas, que o órgão localize possíveis erros na condução de um processo licitatório e/ou na aplicação dos recursos federais destinado ao município. Com isso, o município poderá corrigir esses erros, fazendo com que a população possa ser atendida de forma mais eficaz, através dos recursos enviados pelo Governo Federal. “Isso é ótimo para população e para os governantes”, afirmou.

O caráter de fiscalização é a marca da CGU, mas o coordenador Carlos José também destacou o oferecimento de cursos, publicações e orientações, que podem ser recebidas em casa por qualquer cidadão, seja impresso ou via internet. Para comprovar o que estava falando, foi feito um cadastro via internet do controlador geral do município, Gilvandro Fernandes, que irá receber via e-mail as informações da CGU. Carlos José acrescentou que as informações são importantes, pois possibilitam a fiscalização dos recursos por parte do cidadão. Outro ponto importante destacado pelo representante da CGU foi o Portalzinho da Criança Cidadã. Nele, os professores e crianças podem participar de concursos de desenho e redação, além de aprenderem sobre cidadania.

Os cursos promovidos pela CGU também possibilita que o quadro de funcionários dos municípios possam se qualificar diretamente com o órgão responsável pela fiscalização das contas. Para receber os cursos, os municípios têm que se inscrever e torcer para ser sorteado. “O município de Upanema está de parabéns, pois é um dos 30 municípios do estado que se inscreveu para receber os cursos desenvolvidos pela CGU”, comentou. A prefeita Maristela disse que entende e apoia a ação desenvolvida pelo órgão em nosso município. Para assegurar sua afirmação, Maristela disse que foi dela a iniciativa de inscrever o município no sorteio que poderá trazer os técnicos para ministrarem os cursos para os nossos técnicos e servidores. “A marca de nossa administração é a transparência com o dinheiro do povo. Criamos a Controladoria Geral do Município e uma comissão de licitações, com o objetivo de qualificar e organizar todo o processo que envolve as parcerias com o Governo Federal e as contas do município”, explicou a prefeita.

Maristela acredita que a vinda da CGU só irá melhorar o desempenho de sua administração. Para ela, os possíveis erros encontrados pela equipe, serão corrigidos e com isso quem irá ganhar será a população. “Classifico como de fundamental importância essa fiscalização, pois aprendemos muito com as informações passadas pelos auditores e as possíveis correções serão prontamente realizadas”, afirmou a prefeita.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com      

Sem comentários:

Enviar um comentário