quinta-feira, 19 de maio de 2011

Upanema no combate a Violência Sexual contra Crianças e Adoslecentes


“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie. A bola está com você”. Este é o slogan da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para este ano de 2011.

A mobilização nacional no 18 de maio, realizada todos os anos, busca sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema, além de estimular e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência contra meninas e meninos.

Em Upanema, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Urbanismo e Ação Social -SUAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Comissão Pró-Selo Unicef promoveram atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar na construção de uma consciência coletiva da população sobre a importância de se combater essa prática.

Na segunda-feira (16/05), foi realizada uma blitz no centro da cidade, com entrega de panfletos, abordando o tema e evidenciando sua importância. Na terça-feira (17/05), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Givanilson Gonçalves, participou do programa do Conselho Tutelar, transmitido pela FM Liberdade, no qual expôs o papel desse conselho no que diz respeito aos direitos desse segmento, além de destacar a seriedade de se trabalhar uma data como essa. E na quarta-feira (18/05), foi realizada, no Clube municipal, uma palestra para os pais/responsáveis das crianças e adolescentes dos programas PETI, Projovem e Educarte.

Na ocasião, a assistente social Alecsandra Praxedes explicou o porquê desse dia 18 de Maio, já que muitos ainda não conhecem o sentido dessa data e convocou a população para contribuir com a redução dos índices de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, atuando na garantia dos direitos de nossos pequenos cidadãos.

O conselheiro Edson Bezerra destacou a importância de denunciar os casos que existem para que os agressores sejam punidos e ainda, falou da atuação do conselho tutelar frente a essa triste realidade. Na seqüência, foi apresentada uma encenação teatral, que ilustrava a situação vivenciada por muitas crianças.

Logo em seguida, foi realizada uma caminhada de sensibilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo diversos segmentos da sociedade (crianças, adolescentes, profissionais, pais/responsáveis, prefeita, secretários, conselho tutelar, CMDCA, Comissão Pró-selo Unicef, Escolas, sindicatos, igreja, Rádio FM, etc), pelas principais ruas da cidade, convocando todas as pessoas a se engajarem nessa luta e assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, se responsabilizando pela proteção da infância e adolescência no Brasil, assegurando-lhes uma vida digna, saudável e feliz.

FONTE: SUAS

Sem comentários:

Enviar um comentário