quinta-feira, 5 de maio de 2011

Município assegura maioria das emendas


O Estado do Rio Grande do Norte sofreu um duro corte no orçamento da União, para este ano. Dos 80 milhões previstos, aproximadamente 40mi foram cortados, em virtude de pendências nos projetos ou até mesmo falta de projetos. O município de Upanema foi um dos municípios que menos teve cortes nas emendas alocadas no orçamento. Apenas duas emendas foram retiradas do orçamento em virtude da falta de documentação ou problemas burocráticos. A primeira foi a reforma do Ginásio de Esportes Wilneran Cabral, que não possui documentação comprobatória do terreno, nem da construção da obra. A outra obra que não deverá mais ser construída será os pórticos (entradas da cidade). O cancelamento da emenda deve-se a impossibilidade do DNIT liberar a construção da mesma na BR-110. Uma tentativa para não perder os recursos foi feita pela prefeita Maristela Freire e, consistia em mudar de local a obra, mas o Ministério das Cidades não aceitou.

Por outro lado, o município assegurou emendas importantes como a reforma do estádio Freirão, a construção de um palco na Praça de Eventos, a reforma do Clube Municipal, a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, compra de equipamentos hospitalares, kits de irrigação, usina de beneficiamento de lixo, retro escavadeira, recursos para equipar o abatedouro e a construção do sistema de Saneamento Básico da cidade, entre outras obras importantes.

A prefeita Maristela informou que o município fez o máximo possível para que toda documentação dos projetos estivessem dentro do que os ministérios pedem. “Fizemos desapropriações, buscamos documentos antigos, montamos projetos, legalizamos alguns terrenos, tudo isso para que o município não perdesse esses recursos”, enfatizou a prefeita.
Maristela entregou pessoalmente os documentos que faltavam para liberação da FUNASA para o início das obras do saneamento básico. Na oportunidade conheceu o novo diretor do órgão no Estado, Antonio Barbosa, que substitui Zeca Abreu. Antonio Barbosa se comprometeu em enviar ainda esta semana, a liberação para Caixa Econômica autorizar o município a licitar a primeira parte da obra, no valor de R$ 1.000.000,00. A prefeita demonstrou sua satisfação com a notícia, que irá beneficiar toda população da cidade, trazendo mais saúde para todos. A previsão é de que a obra comece pela construção das lagoas de beneficiamento, que serão foram mudadas de lugar e irão ser construídas na zona rural, saída para Caraúbas. O objetivo é fazer com que assim que comece a construção das redes que irão captar os esgotos, os resíduos já possam ser encaminhados para as lagoas de tratamento.

A prefeita deverá ir à próxima semana, a Brasília, em busca de novas emendas e recursos para o município.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário