sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curso capacita pescadores para beneficiamento do pescado‏

Pescadores e famílias de pescadores da Colônia Z-52 aqui de Upanema, participaram do curso de processamento, fabricação de embutidos e derivados do pescado. O curso que teve o apoio da Prefeitura de Upanema através da secretaria de Agricultura, foi ministrado por uma técnica do SEBRAE, nos dias 26,27 e 28 desse mês, na sede do Grupo de Idosos Damião Alexandre de Oliveira. O curso teve como objetivo principal instruir os pescadores (as) do município para o beneficiamento do pescado, transformando em filé, empanado, hambúrguer, sanduíche e etc. Ao final, foram 25 pescadores (as) capacitados que estão aptos a processar e comercializar seus produtos, atingindo outros mercados como é o caso do Programa Compra direta local, a merenda escolar e a feira da agricultura familiar, além de restaurantes, bares e etc.

Para marcar o encerramento do curso, foi realizado um evento demonstrativo dos produtos produzidos pelos alunos do curso. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Manoel Carlos de Oliveira, os secretários municipais, direção da colônia de pescadores, representante da EMATER.




FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pagamento do mês de abril, do funcionalismo municipal começou hoje

Os servidores do município começaram a receber o pagamento do mês de abril na data de hoje. A informação foi repassada pela secretaria de Finanças, através do controlador geral, Gilvandro Fernandes. Segundo Gilvandro, já está creditado o salário do mês na conta dos servidores das seguintes secretarias e repartições:

Administração, Gabinete, Turismo e Comunicação, Urbanismo e Ação Social, Agricultura, funcionários da secretaria de Educação, FUNDEB 40%, EJA, Educação Infantil, Agentes de Saúde, funcionários da secretaria de Saúde e servidores do PSF.

Para amanhã está previsto o depósito nas contas dos servidores das seguintes secretarias e categorias:

Obras, FUNDEB 60% e funcionários da Unidade Mista de Saúde.

Os 17 professores que ainda não tinham tido seu salário adequado ao piso de 1.024,00 para 40 horas, receberão o mês de abril e o retroativo do mês de março amanhã.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Palestra e caminhada marcam o dia nacional de combate a hipertensão arterial

Participação da comunidade marca a comemoração ao dia nacional de combate a hipertensão, organizada pela secretaria municipal de saúde e profissionais realizaram caminhada com hipertensos, profissionais e população até o salão paroquial. Foram abordados diversos temas como: Cuidar da Hipertensão, cuidados medicamentosos, caminhada, alimentação saudável, saúde bucal, e outros.


Encerramento às 10:30h com Coffee Break










FONTE: BLOG DA SECRETARIA DE SAÚDE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Campanha contra febre aftosa tem o apoio da Prefeitura de Upanema

A campanha de vacinação contra febre aftosa está ocorrendo normalmente no município de Upanema desde o dia 20 de abril. A campanha é desenvolvida pela secretaria municipal de Agricultura juntamente com a EMATER local. Com o intuito de imunizar nosso rebanho, a prefeitura municipal está beneficiando os pequenos (as) criadores com a vacina e o veterinário. “Nosso objetivo é vacinar todo o rebanho e, para isso contamos com a ajuda e compreensão dos pecuaristas do município”, explica o secretário Aisamaque Dályton. A prefeitura está doando cerca de quatro mil doses, num custo aproximado de R$ 6.000,00. Para ser beneficiado, o homem do campo precisa apreender seu rebanho, obedecer ao calendário de vacinação e no ato da vacina portar RG e CPF. Após a vacinação do rebanho, o criador recebe a declaração da EMATER, comprovando que o animal foi vacinado. Essa declaração é importante, pois evita que os pecuaristas recebam multas e atesta que o animal está protegido contra a doença e pode ser comercializado normalmente, inclusive em outros estados.

Para contar com a participação de todos os criadores, a secretaria de Agricultura está fazendo a divulgação do calendário de vacinação nos meios de comunicação e informando a todos os líderes comunitários o dia em que a equipe irá passar na sua comunidade fazendo a vacinação.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Falta de chuvas prejudica corte de terras

A esperança do agricultor upanemense na possibilidade de ter um bom inverno diminui com a proximidade do fim do mês de abril e a constatação de que choveu apenas metade do que era esperado para o ano. No acumulado do ano, choveu apenas 365.4 mm no município de Upanema. A falta de homogeneidade das chuvas em um município com uma grande área como Upanema, também tem corroborado para o desapontamento dos agricultores de algumas comunidades rurais como Brejinho, Roçado Grande, Cumarú, que somente essa semana pôde receber o benefício do corte de terras, através do programa Preparo do Solo, promovido pela Prefeitura de Upanema em parceria com a Petrobras.

O secretário de Agricultura do município, Aisamaque Dályton, explica que a falta de chuvas tem atrapalhado bastante a programação prevista para o preparo do solo dos agricultores do município neste ano. A previsão inicial era cortar cerca de 3.000 hectares de terras, mas devido à estiagem, apenas 1.500 hectares foram cortados até agora. “Estamos com 18 tratores disponíveis para o trabalho de preparo do solo, mas com a irregularidade das chuvas e a previsão dos meteorologistas, os agricultores estão receosos em plantar”, afirma.

Mesmo com as dificuldades apresentadas devido a falta de chuvas, o programa Preparo do Solo, idealizado pela secretaria de Agricultura investirá esse ano mais de R$ 70.000,00 em aluguel e manutenção de tratores, pagamento de fiscais, combustível. O programa conta com o apoio da Petrobras que doou 10.000 litros de óleo diesel, através do programa Terra Pronta. Outra parceria é com o Governo do Estado, que destinou sementes de feijão, milho, algodão e sorgo, para serem distribuídas com os agricultores. Diante da incerteza das chuvas, muitos agricultores não vieram receber suas sementes. Segundo Aisamaque, existem no município, bancos de sementes em comunidades “pólos”. “Mesmo que os agricultores não venham buscar essas sementes esse ano, nós iremos enviar para os bancos de sementes para serem armazenadas para o próximo ano”, informa o secretário.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 20 de abril de 2010

Serviços da Prefeitura funcionam normalmente amanhã

O secretário de Administração, Manoel Gerinaldo da Costa, informa a todos os servidores municipais e a população em geral, que os serviços da Prefeitura de Upanema funcionarão normalmente amanhã, no feriado de 21 de abril de 2010. O secretário ainda informa que o feriado será transferido para a próxima sexta-feira, 23 de abril de 2010.


Agradece, Manoel Gerinaldo da Costa, Secretário de Administração.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA