quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grupo de Pífanos de Upanema defende título hoje no Mossoró Cidade Junina


Mais uma vez os alunos dos Programas e Projetos Sociais (PETI, Projovem e Educarte), que integram o grupo de Flautas “Crianças crescendo com a música”, da Secretaria de Urbanismo e Ação Social, irão participar do Festival de Bandas de Pífaros, Pífanos e Cabaçais no Mossoró Cidade Junina.

O encontro é realizado desde o ano de 2003 pela Prefeitura Municipal de Mossoró, na Praça de Eventos e reúne grupos de diversas cidades, como Areia Branca, Grossos, Baraúna, além de grupos locais, com o objetivo de difundir e fortalecer as bandas que se mantém vivas. No ano de 2008, os alunos ficaram com a 2ª colocação. Já no ano de 2009, a desenvoltura, a garra e o entusiasmo com que as crianças se apresentaram, rendeu ao grupo o título de campeão. Este ano, o encontro acontecerá hoje, dia 17 de junho, a partir das 20:00h.

PÍFANO - O pífano é um instrumento rústico de sopro, feito de taboca – uma espécie de bambu – com sete furos, seis pra dedilhar e outro para soprar. De influência indígena, concentrou-se no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Nordeste. Na feição nordestina a banda de pífanos é uma criação do mestiço brasileiro, que com sua criatividade e intuição musical adaptou o instrumental, dando-lhe a forma típica pela qual é conhecida no folclore brasileiro.

Por toda a região Nordeste do Brasil e nos estados de Minas Gerais e Goiás são usados várias termos para denominar o conjunto: Banda de Pífanos, Banda de Pife, Música de Pife, Zabumba, Cabaçal, Esquenta-Mulher, Banda de Negro, Terno, Banda de Couro (Goiás), Musga do Mato, Pipiruí (Minas Gerais).

Assim como a sua denominação varia, a sua composição também tem sensíveis diferenças, mas seus instrumentos básicos são dois pífanos, um surdo, um tarol e um bombo ou zabumba.

Em Pernambuco, é composta por dois pífanos, uma caixa, um bombo, um surdo e um tambor.

Em Alagoas, além dos instrumentos básicos acrescenta-se um par de pratos e em certos grupos um triângulo e até um maracá para maior sonoridade.

No Ceará, também acrescenta-se prato e triângulo e em Sergipe o triângulo e o ganzá.

Em Goiás, a Banda de Couro, como é chamada, é composta por bombo, caixa ou tarol e viola.

FONTE: SUAS

Sem comentários:

Enviar um comentário