terça-feira, 5 de junho de 2012

Município é contemplado com retroescavadeira; Duas caçambas e um trator de esteira chegarão em breve



Prefeita assina termo de recebimento da retroescavadeira

A prefeita Maristela Freire, acompanhada do vice-prefeito Manoel Carlos de Oliveira, do vereador Monthalgan Fernandes e do secretário de Obras Valmir Aquino, participaram ontem, de uma importante ação para desenvolver e melhorar as condições de vida no meio rural. A governadora Rosalba Ciarlini, em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 26 retroescavadeiras a municípios potiguares beneficiados pela 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e assinou o acordo para implantação da Rede Brasil e do Mutirão do Programa Nacional do Documento da Trabalhadora Rural no RN.

Prefeitos de municípios contemplados, ao lado do ministro
Pepe Vargas, governadora Rosalba e dep. Fátima
Desde dezembro de 2011, na primeira etapa do programa, o MDA já entregou retroescavadeiras a 619 municípios de 11 estados brasileiros. No RN, foram beneficiados, a princípio, as cidades de Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itaja, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrecia, Olho-d'agua do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel Do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.


De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a entrega das máquinas é uma "ação muito importante" e a chefe do Executivo Estadual declarou que todos os municípios do RN com menos de 50 mil habitantes, exceto os da região metropolitana, irão que receberão as máquinas. "Reivindiquei ao ministro que isso pudesse ser feito com todos os municípios que estão dentro da situação de emergência, porque essas máquinas ajudam a fazer pequenas barragens, muito importante para ajudar ao homem do campo", ressaltou.


O ministro Pepe Vargas comentou que a meta é universalizar a entrega de retroescavadeiras para todos os municípios que tenham até 50 mil habitantes que não estejam localizados na área metropolitana das grandes cidades. "São mais de 3.590 máquinas que vamos adquirir somadas as 1.275 que estão sendo distribuídas e mais 1.330 motoniveladoras para consórcio de municípios para melhor uso no campo, como estradas vicinais. Estas ações vieram em um bom momento em função da estiagem no Nordeste", disse.


Operador Derivânio, na máquina destinada a Upanema
Para a prefeita Maristela, a retroescavadeira será fundamental dentro do planejamento traçado pela prefeitura com o objetivo de equipar o município com máquinas que possam trabalhar o ano todo, com custo menor que a contratação das mesmas em determinados períodos. “Nossa administração está fazendo algo inédito. Estamos pensando no desenvolvimento e na melhoria da infraestrutura do município. Esta máquina servirá para melhorar nossas estradas, consertar barreiros e pequenos açudes, cavar tanques para criação de peixes e etc.”, ressaltou.

Além da retroescavadeira, a comitiva upanemense visitou a concessionária vencedora da licitação das duas caçambas que servirão ao município. Segundo o gerente da empresa, uma caçamba se encontra pronta e a outra tem previsão de chegar esta semana. Outra máquina de também já foi licitada e chegará ao município nos próximos dias, será um trator de esteira. “Conheço a realidade de todo município de Upanema, pois acompanho dia-dia os nossos problemas. Essas máquinas melhorarão as vidas das famílias rurais e da cidade, pois servirão para melhorar a infraestrutura, incentivarão a economia local, além de contribuir com a limpeza da cidade”, enfatizou o vice-prefeito Manoel Carlos.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário