sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ENDOSCOPIA DIGESTIVA É REALIZADA EM UPANEMA

Pela primeira vez está sendo oferecido o serviço especializado no município, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeita Maria Stella Freire e a Clínica CLIO - Centro Clínico do Oeste. Segundo a Secretária Conceição Medeiros é um avanço na saúde do nosso município, este procedimento representa cumprimento do plano de governo da atual administração. Haja visto que o usuário será o maior beneficiado.
O que é Endoscpia Digestiva?
A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral. Chama-se endoscopia digestiva alta. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.
Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é método bem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Pequenas lesões, assim como lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-se desta forma cirurgia convencional. A endoscopia, como um todo, evoluiu muito nas últimas décadas. Pode-se, também, examinar as vias biliares e pancreáticas.
Fonte: blog da Secretaria de Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário