quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Professores receberão 100% do décimo no começo de dezembro


A Secretaria Municipal de Finanças informa a todos os professores, que por problemas de ordem financeira, não foi possível cumprir com o adiantamento dos 30% do décimo terceiro salário, agora no mês de novembro. Ao mesmo tempo, a secretaria informa que assim que for creditado o apoio financeiro destinado aos municípios pelo Governo Federal para pagamento do benefício – por volta do dia 09 ou 10 – serão depositados antecipadamente 100% do décimo terceiro dos professores. Os 70% do restante do funcionalismo será pago no final do mês de dezembro, em conjunto com o salário do referido mês.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Câmara aprova projeto para construção do saneamento; Quatro vereadores não apareceram


A Câmara Municipal de Vereadores votou ontem a noite, em regime de “urgência urgentíssima” o projeto de lei enviado pela Prefeitura Municipal de Upanema, solicitando crédito suplementar que contemplará os recursos para o saneamento básico de Upanema, no valor de 7 milhões de reais. A aprovação aconteceu na segunda sessão marcada para o dia de ontem, já  que na primeira não houve quórum. O presidente Dárcio Régis, que não participou da primeira sessão em virtude de compromissos particulares no Ceará, esteve presidindo a segunda sessão e com isso o quórum foi atingido. Dárcio fez questão de dizer que sentia muito em ver que alguns vereadores estavam se omitindo a votar um projeto tão importante para o município. “Esses mesmos vereadores que hoje não vieram votar um projeto para o povo, vão ser os mesmos que vão estar nas casas dos eleitores pedindo o voto. Talvez alguns deles, irão bater palmas no dia da inauguração dessa grande obra, mas na hora de vir aprovar o projeto, se escondem”, desabafou o presidente. O mesmo sentimento foi compartilhado pelos demais vereadores, Nonato Garcia, Neném do Cabano, Monthalgan Fernandes, Adelcina Barbosa. As ausências mais uma vez, foram dos vereadores Elsimar Carvalho, Shirley Sarine Leite, Gineton Costa e Anízio Jr.
Agora, a Prefeitura Municipal de Upanema irá publicar no Diário Oficial do Estado a data para licitação da obra. Segundo informações repassadas pelo setor de licitações, a previsão é que no dia 30 de dezembro a obra para execução do saneamento básico de Upanema seja licitada.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com  

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura paga mês de novembro e 30% do décimo terceiro salário


Começou hoje o pagamento do funcionalismo municipal referente ao mês de novembro. A novidade é que a Prefeitura de Upanema também está adiantando o pagamento de 30% do décimo terceiro salário dos servidores. Segundo Gilvandro Fernandes, essa é uma forma de satisfazer alguns funcionários que sempre desejam ter uma parte do décimo em novembro.
As secretarias que começam a receber hoje são: Administração, Gabinete, Agricultura, SUAS, Finanças, Turismo e Comunicação, Agentes de Saúde e FUNDEB 40%. Os Agentes de Endemias receberão o salário do mês de novembro, sem o adiantamento dos 30% do décimo terceiro salário, que será pago em dezembro, com recursos da administração municipal.

O restante dos servidores receberá amanhã.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com


Vereadores faltam a sessão e município pode perder 2 milhões destinados ao saneamento básico


O presidente da Câmara de Vereadores, Dárcio Régis Bezerra, atendendo a uma solicitação do executivo, em caráter de urgência urgentíssima, marcou para hoje uma sessão “especial” para apreciação e votação do crédito suplementar que contemplará os recursos para o saneamento básico da cidade de Upanema, no valor de 7 milhões de reais. Hoje, é o último dia para aprovação do crédito pelos vereadores e consequentemente último dia para que os recursos referentes as duas primeiras emendas no valor de 2 milhões de reais não sejam perdidas. Mesmo diante de tanta importância, 5 dos nove vereadores não compareceram a sessão, com isso não houve quórum para que a mesma fosse aberta. Estiveram presentes, os vereadores Monthalgan Fernandes, Adelcina Barbosa, Neném do Cabano e Nonato Garcia. As faltas ficaram por conta do presidente da casa, vereador Dárcio Régis, Shirley Costa, Elzimar Carvalho, Gineton Costa e Anízio Jr.
A secretaria da Casa informou que todos os vereadores foram comunicados da realização da sessão, inclusive mostrando os ofícios assinados. Diante da ausência em uma sessão de tamanha importância para população de Upanema o vereador Nonato Garcia – PSB reclamou dos colegas. Para ele, o projeto não é da prefeita e sim do povo de Upanema, portanto não justificaria a ausência dos colegas. “Fazer oposição não é só votar contra os projetos que vem do executivo não! Temos que saber o que é bom para o município e, um projeto de saneamento desse tamanho vai trazer emprego e saúde para população”, afirmou o vereador da oposição. O vereador Monthalgan Fernandes – PMDB também lamentou a ausência dos outros vereadores. “Não justifica essa ausência dos colegas, pois o projeto é de uma importância muito grande para o município. Se o município se der ao luxo de perder 2 milhões de reais por picuinha política, nossa casa será marcada para sempre como sem compromisso com o desenvolvimento de Upanema”, explicou.
O Técnico Civil da Prefeitura, Givanilson Gonçalves, foi a pedido da prefeita Maristela Freire, a sessão para explicar possíveis dúvidas no projeto e no andamento do projeto, mas infelizmente a ausência dos vereadores não possibilitou a explicação para possíveis motivos de não aprovação dos vereadores. Quem também esteve presente foi a população a população, que ficou decepcionada com o cancelamento da sessão. A professora Maria Dapaz mostrou sua insatisfação com o anúncio da falta de quórum. “É uma pena que isso esteja acontecendo. Só quem perde somos nós”, desabafou.
Diante da possibilidade de perda dos recursos, a prefeita Maristela Freire ligou para o presidente Dárcio Régis – PMDB e solicitou o apoio da Casa para que Upanema não fosse penalizado. O presidente explicou que tinha um compromisso particular para hoje de manhã, por isso não pôde comparecer a sessão de hoje, mas contava com a sensibilidade dos demais colegas. Como isso não aconteceu, Dárcio Régis marcou uma nova sessão, para hoje a noite, ás 19:00h que contará com sua presença, possibilitando quórum e votação do projeto. “Não pude comparecer hoje pela manhã em virtude de um compromisso já agendado, mas jamais poderia me omitir diante da importância do projeto. Quem for contra, que vá ao plenário e explique os motivos, agora se ausentar para não votar eu não concordo”, explicou o vereador.    
Com isso, a expectativa é de que o crédito suplementar seja aprovado hoje e a licitação seja realizada no próximo dia 30 de dezembro, prazo limite para conclusão do processo.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Feira da Agricultura Familiar ganha revitalização


A Feira da Agricultura Familiar de Upanema ganhou um novo incentivo hoje pela manhã, com a revitalização da feira. Com banda de forró pé de serra e uma grande animação, os agricultores receberam as melhorias entregues pelo Projeto Dom Hélder Câmara, Prefeitura Municipal de Upanema, Governo Federal e Cooperativa Terra Livre. Entre as melhorias, destacamos a mudança na cobertura das barracas, aquisição de um equipamento de som, novos equipamentos para acondicionamento de produtos, além de barracas com sombra para os clientes.

A revitalização faz parte do projeto desenvolvido pela Cooperativa Terra Livre, que buscou parcerias com os entes acima citados para motivar os agricultores e fazer com que a população continue tendo acesso a produtos de qualidade. O coordenador da feira, Senhor Tarcísio Pereira, disse que a alegria dos agricultores voltou, pois as barracas, principalmente, estavam deterioradas e isso fazia com que a imagem da feira ficasse prejudicada. A prefeita Maristela disse que os R$ 5.000,00 investidos nesse projeto retornarão rapidamente em benefício de nossa população. “Ganha os agricultores e ganha os clientes, já que estamos motivando o homem e a mulher do campo a trabalhar para ter uma ajuda no seu sustento, sem precisar dar esmola a ninguém. Além disso, os produtos aqui oferecidos são de qualidade e sem agrotóxico, que significa saúde”, comentou a prefeita.

O secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton, disse que a administração da prefeita Maristela tem se notabilizado pelo apoio incondicional a agricultura familiar do município. “Não conheço uma administração que tenha feito tanto pela agricultura familiar, que é à base da nossa economia rural, como a administração Avançando com Resultados”, afirmou. 

A variedade dos produtos oferecidos pelos agricultores das 12 barracas destinadas a feira, é um dos destaques. Frutas, hortaliças, queijo, mel, panelada, artesanato em palha e biscuit, entre outros.
 
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Audiência Pública foi adiada


Por motivos de ordem burocrática, a Prefeitura Municipal de Upanema (prefeita Maristela Freire), em conjunto com a Câmara Municipal de Upanema (Dárcio Régis Bezerra), resolveram adiar a audiência pública que estava marcada para hoje. Devido as exigências solicitadas pela Câmara dos Deputados, a audiência será marcada para outro dia, com os trâmites exigidos cumpridos, para que Upanema não corra risco de perder os recursos destinados a Saúde no orçamento do próximo ano.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogsptot.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Audiência Pública discutirá emenda de iniciativa popular destinada a Saúde


Na próxima segunda-feira, toda população de Upanema está convidada a participar de uma audiência pública que tem como objetivo, discutir a Emenda de Iniciativa Popular, inovação introduzida ao Orçamento Geral da União pelo relator geral do orçamento no Congresso Nacional, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP). A emenda designa para o município de Upanema, para o próximo ano R$ 500.000,00. Esse valor deverá ser aplicado obrigatoriamente na área da Saúde. Para isso, a população deverá escolher que ações na Saúde o município irá elaborar os projetos.

A reunião deverá conter ata, lista de presença e formulários devidamente preenchidos, depois, postadas via sedex pela Prefeitura Municipal e endereçadas à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional até 10 de dezembro.

Os municípios deverão fazer opção por uma das seguintes ações da Saúde:
- implantação, aparelhamento ou adequação de Unidades de Saúde;
- aquisição de unidade móvel ou academia da saúde;
- implantação de melhorias sanitárias;
- abastecimento de água;
- esgotamento sanitário; e
- manejo de resíduos sólidos e serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar.

A audiência pública está marcada para ás 08:00h da manhã na sede da Câmara Municipal de Vereadores.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caramuru reconhece trabalho da prefeita Maristela

O município de Upanema foi o ponto de chegada do Rally 110. Logo na entrada fomos recebidos por uma caravana liderada pela Prefeita Maristela, o vice prefeito Manezinho e sua equipe administrativa na qual destaco o apoio fundamental do Secretário de Agricultura, Aisamaque. A gestão estava em sintonia com a população que mostrava o apoio a luta da BR 110 de todas as formas. A mais linda de todas foi o menino Eduardo percorrendo toda a cidade, acompanhando os carros na sua bicicletinha.

A prefeita colocou estrutura de som, ambulância, guarda municipal, polícia militar, equipe administrativa, comida e água para os participantes beberem. Tudo isso era bom demais, mas ela colocou algo mais valioso: a sua participação. Maristela mostrou humildade para reconhecer que o ato era da juventude que tinha entre seus líderes o Daniel e a Sueli Oliveira; mas isto não tirou o brilho de uma gestora que demonstrou não perder o olhar para o horizonte mesmo vivendo o cotidiano de uma gestão interiorana que é sempre chamada a se dedicar ao miudinho. Pensou grande, agiu grande e tem meu reconhecimento. Valeu Maristela.

FONTE: Blog de Caramuru (vice-prefeito de Campo Grande)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Saúde do homem também tem a atenção da administração Avançando com Resultados



Pela primeira vez o município de Upanema teve uma ação voltada exclusivamente para a saúde do homem. O ato denominado ”Homem que se cuida, não perde o melhor da vida” teve como foco principal a motivação das pessoas do sexo masculino a realizar exames periódicos que detectam grande parte das doenças que causam grande número de mortes entre os homens. Segundo a secretária de saúde Conceição Medeiros, de cada 03 mortes de adultos, duas são de homens. “Na maioria dos casos, os homens tem vergonha ou acham que os exames são dispensáveis para sua saúde”, explica a secretária.

Entre os exames oferecidos hoje, estavam o exame de sangue para detecção de câncer de próstata, glicemia, verificação da pressão arterial e exames para descobrir o câncer de boca. Além disso, dois odontólogos trabalharam fazendo extração e restauração dos dentes dos pacientes. Uma novidade foi que aqueles pacientes que necessitem de prótese dentária, a Prefeitura de Upanema irá doar, através deste programa realizado hoje.  

A prefeita Maristela Freire mostrou sua satisfação com a ação, que foi realizada pela primeira vez em Upanema. Ações direcionadas para determinado sexo, ou faixa etária, tende a ter mais resultados, explicou a prefeita. Ela parabenizou todos os responsáveis pela iniciativa e fez questão também de cumprimentar a grande quantidade de homens que estavam participando do evento. “Vocês estão demonstrando o quanto amam suas vidas e que querem viver mais. Fazer exames para saber como anda sua saúde é um prova de amor a vida. Tenho certeza que a partir de agora, a freqüência com que os senhores farão exames aumentará e, com isso o risco de morte por doenças “silenciosas” diminuirá muito entre os homens de Upanema”, comentou a prefeita.

Os exames e os atendimentos foram feitos no centro da cidade, na feira livre, graças ao novo ônibus adquirido pela gestão da prefeita, que ofereceu total condição para receber os pacientes em um ambiente higiênico e climatizado.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com