sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval de Upanema aposta na tradição e estrutura

O carnaval de Upanema 2011 está sendo programado para ser mais uma vez, um grande sucesso. Para esse ano, além das bandas locais, bandas de expressão regional foram contratadas. Sem dúvida, as bandas atraem mais público, mas a organização de evento também destaca a estrutura como um dos diferencias desta festa. O trio elétrico Ventury, destaque nos últimos dois anos de carnaval que chama atenção pela beleza e qualidade de som, será mais uma vez o trio que irá puxar a galera pelas ruas da cidade. Esse ano, o trio irá fazer 7 apresentações, sendo que no domingo e terça, irá participar do mela-mela e depois, o encerramento com a banda principal. Além do trio, a Praça de Eventos terá um palco e som para as bandas que se apresentarão na parte da noite.

A programação montada para esse ano segue o modelo de sucesso dos anos anteriores. A diferença é que houve um acréscimo na quantidade de atrações. A inovação fica por conta do carnaval das crianças e da melhor idade, no Clube Municipal. A prefeita Maristela Freire disse que esse era um pedido dos pais que queriam um ambiente seguro e adequado as crianças. Outro pedido foi feito pelos grupos de idosos da cidade, que também reivindicaram um espaço para relembrar os antigos carnavais. Ficou definido que as crianças terão dois dias de festa, sendo o domingo e a segunda. A melhor idade terá a terça-feira como dia de sua festa. A animação desses três dias será feita pela banda LP 48.

A tradição da escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval será mantida, com a escolha que acontecerá na sexta-feira, antes da abertura oficial, que ocorrerá ás 20:00h na Praça de Eventos. Os blocos interessados devem procurar a Secretaria de Ação Social para fazerem a inscrição. Logo em seguida, a banda Timbalasamba puxará os foliões pelas principais ruas de Upanema. O encerramento será feito na Praça de Eventos com a Banda Gandaia. Formada por excelentes músicos e um repertório diferenciado, a banda se apresentará pela primeira vez no nosso carnaval e promete ser um dos destaques do mesmo.

Durante os cinco dias (de 04 a 08 de março), a programação oficial sempre começa com a programação no Rio Upanema. Será disponibilizado um paredão de som “conjugado” com um som fixo, tocando músicas para os banhistas e foliões que brincam no Terminal Turístico do Rio Upanema.

Para esse ano, a prefeitura montou uma parceria com a empresa Éden Representações Artística, que será responsável pela contratação das atrações e organização da festa carnavalesca de nossa cidade. No casting de bandas estão as duas atrações que irão tocar em carnavais no RN e estados vizinhos, como a banda mossoroense Pegada de Luxo elétrico e o paraibano Gilson e banda Mania. O grande destaque fica para as bandas baianas Axé Cumadre, com seu axé moderno e uma das melhores bandas cover do Chiclete com Banana, a banda Karamba. Com essa estrutura e essas atrações, a prefeita Maristela acredita que teremos mais uma vez um carnaval cheio de alegria e muita paz. “A tranqüilidade e animação do nosso carnaval todo mundo conhece. Esse ano não será diferente e todos estão convidados para contribuir com essa festa.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE UPANEMA 2011

Pagamento dos servidores do município começa hoje

A Prefeitura de Upanema começou hoje o pagamento do mês de fevereiro do funcionalismo municipal. O controlador geral do município, Gilvandro Fernandes informou que o salário deste mês já está depositado nas contas dos servidores da Secretaria de Finanças, Agentes de Saúde, Conselho Tutelar, FUNDEB 60, FUNDEB 40, EJA e funcionários do PSF. 

Amanhã está previsto o depósito do restante dos funcionários das outras secretarias e órgãos municipais. A única dúvida, segundo Gilvandro, é com relação aos funcionários da Educação Infantil, que poderão receber somente na segunda. 

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação - www.prefeituradeupanema.blogspot.com  

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conselho Tutelar ganha computador da Prefeitura de Upanema

Aconteceu agora pela manhã, na sede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) a II Oficina Expositiva do Conselho Tutelar, com apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido, ações e propostas para o ano de 2011.

Participaram do evento, a prefeita Maristela Freire, o vice-prefeito Manoel Carlos, a vereadora Adelcina Barbosa, secretários municipais, articulador do Selo UNICEF, Danilo Freire e todos os membros do Conselho Tutelar. Na oportunidade, foram apresentadas fotos e uma breve explanação da importância do Conselho Tutelar. O estudante de Direito, Ricardo Alexandre, expôs para os presentes as funções dos conselheiros, a importância da participação da sociedade no combate a exploração infantil, entre outras informações importantes. O psicólogo da Secretaria de Ação Social, Roberto, também destacou o trabalho imprescindível do Conselho Tutelar para uma juventude mais feliz. O conselheiro Édson, também fez questão de agradecer a presença de todos e a parceria com a Prefeitura Municipal de Upanema. A prefeita Maristela disse que o trabalho de prestação de contas feita pelo Conselho Tutelar é de grande importância, pois mostra que o trabalho está sendo realizado. Com relação a doação de um computador para o Conselho, Maristela disse que não poderia ser considerado um “brinde”, mas uma ferramenta de trabalho importante para os conselheiros. “Através desse equipamento, nossos conselheiros poderão fazer documentos, ofícios, acessar a internet e buscar atualizações para sua função, entre outras atividades”, afirmou. A prefeita parabenizou o trabalho desenvolvido pelos conselheiros e reforçou que irá buscar novos benefícios para os mesmos. A aquisição de um veículo foi citada pela prefeita, como um dos importantes benefícios que sua administração irá tentar entregar ao Conselho.

No final, a prefeita fez a entrega do computador, que foi adquirido com recursos da secretaria de Ação Social, que tem a frente à secretária Ana Maria Fernandes.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Prefeita e vereador buscam recursos em Brasília

Em viagem administrativa a capital federal, a prefeita Maristela Freire, acompanhada do vereador Monthalgan Fernandes, visitou ministérios e gabinetes de parlamentares em busca de ações para o município de Upanema.



A agenda administrativa começou na última terça-feira, quando visitou o gabinete do senador José Agripino – DEM. Lá as autoridades upanemenses receberam o acolhimento do senador e também as solicitações ações para o ano de 2011, entregue pela prefeita Maristela. Outro senador visitado foi Paulo Davim – PV, que assumiu o mandato no lugar de Garibaldi Alves Filho – PMDB. Paulo Davim se comprometeu em lutar pela liberação de recursos das emendas alocadas por Garibaldi Filho no período em que era senador. Também assumiu o compromisso em dar continuidade ao trabalho de ajuda aos municípios que tem prefeitos alinhados com Garibaldi. Na reunião, estavam presentes, os prefeitos e prefeitas de Upanema, Messias Targino, Passa e Fica, Dr. Severiano.


Ontem, Maristela e Monthalgan visitaram o Ministério do Turismo, onde tentaram resolver pendências relacionadas a construção dos pórticos das entradas da cidade. A prefeita informou que o chefe de gabinete do Ministério do Turismo se comprometeu em resolver o problema junto ao DNIT e Caixa Econômica. Outra importante visita aconteceu no Ministério do Esporte. Maristela foi recebida pelo secretário executivo João Luiz. O objetivo da reunião era tentar liberar os recursos da ordem de R$ 82.000,00 para reforma do Ginásio de Esportes Wilneran Cabral. Os recursos estão bloqueados em virtude da falta de documentos de comprovação da execução da obra, no período de 2007. Para Joâo Luiz, a situação é muito difícil, pois a falta de documentos compromete a liberação dos recursos, mesmo a obra tendo sido construída.


No gabinete da deputada Fátima Bezerra – PT a prefeita e o vereador conversaram com o chefe de gabinete da deputada, que deu a boa noticia de que a máquina retro-escavadeira, que está destinada ao município de Upanema, deverá ser licitada no próximo dia 21/02 e entregue provavelmente em março. Outra boa notícia foi a inclusão de mais dois ônibus escolares para o município, através do programa Caminhos da Escola. A deputada também se comprometeu em lutar para incluir mais um ônibus. Na área da educação, a deputada também luta pela construção de uma nova escola em Palheiros. A prefeita Maristela solicitou também, que a deputada ajude na liberação de recursos, através do MEC, para reforma de escolas no município.


Maristela também visitou o ministro Garibaldi Alves Filho. As autoridades foram parabenizar o ministro pela indicação ao cargo. Garibaldi disse que não é porque ele hoje é ministro que ele vai deixar de olhar e apoiar os municípios do Rio Grande do Norte. Ele disse ter um carinho especial por Upanema e sempre que puder irá ajudar o município.


Maristela e Monthalgan viajam esta noite para Natal. Amanhã, a prefeita cumpre agenda administrativa na capital do estado.


FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Agricultores tem até o dia 28 para pagar o Garantia Safra

O secretário de Agricultura do município de Upanema, Aisamaque Dáliton, informa a todos os agricultores que já aderiram ao programa Garantia Safra 2011, que os boletos bancários já se encontram com os representantes das associações rurais e na própria sede da secretaria. Os agricultores deverão efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 6,40  até o dia 28 desse mês. Em Upanema, 520 agricultores cadastraram-se no programa deste ano.  
Outra notícia importante, repassada pelo secretário, é que está previsto para março, o pagamento do seguro referente ao ano de 2010, que estava atrasado desde a gestão da governadora Wilma de Faria. O Garantia Safra é um programa realizado em parceria entre os agricultores, Prefeitura, Estado e Governo Federal, com o objetivo de indenizar os agricultores que perderam sua safra em consequencia de fenômenos climáticos.

FONTE: Sec. Turismo e Comunicação - www.prefeituradeupanema.blogspot.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DER atende solicitação da prefeita e começa amanhã recupeação da ponte


A solução para a situação caótica que se encontra a ponte que liga Upanema/Mossoró foi uma das reivindicações da prefeita Maristela, em sua primeira reunião com a governadora Rosalba Ciarline. A governadora também mostrou sua preocupação e acionou o DER, para que tomasse providências o mais rápido possível. Para agilizar o processo, a prefeita de Upanema, acompanhada do engenheiro upanemense Dorian Freire, esteve visitando também o diretor do DER, Demétrio Torres. Com o descumprimento do prazo dado pelo diretor, que era para enviar um engenheiro até a última quarta-feira, a prefeita Maristela foi novamente a Natal, na tarde de ontem, cobrar do DER a solução. Demétrio Torres, explicou que houve um atraso na visita do engenheiro, em virtude do escritório do órgão em Mossoró, ter somente agora, a nomeação do responsável. Resolvido o problema burocrático, a direção geral do DER enviou o engenheiro-chefe do escritório de Mossoró, Newton Rego, para vistoriar a ponte e observar a situação em que se encontra a mesma. Diante do quadro visto, o engenheiro avaliou que a primeira medida a ser tomada é interditar a ponte para que a situação possa ser resolvida o mais rápida possível. Segundo Newton, amanhã mesmo terá início o trabalho de solda da estrutura metálica e no prazo máximo de 10 dias, acontecerá a liberação da mesma. O engenheiro explicou também que deverá ser arrancado o asfalto hoje existente na mesma. “Pelo que vimos, se continuarmos a colocar asfalto, só prolongaremos o problema. Não tem como unir o asfalto com a base da ponte”, explicou. Somente depois da retirada do asfalto é que o DER vai decidir se coloca “pranchões” de madeira ou deixa a estrutura de lâminas metálicas.

O engenheiro explicou que a solução do problema deverá ocorrer antes do carnaval, já que Upanema realiza uma festa tradicional nesse período. “Essa é uma determinação da governadora, depois do pedido da prefeita”, afirmou o Chefe do DER.

Depois da vistoria na ponte, Newton Rego, acompanhado do vereador Anísio Jr. e do secretário de Obras, Valmir Aquino, concederam entrevista a FM Liberdade, através do Jornal da Liberdade.

FONTE: Sec. Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Programa Terra Pronta vai beneficiar agricultores upanemenses


Prefeita assina convênio para recebimento de óleo diesel
Foi realizada ontem, em Assú, a assinatura dos convênios do Programa Terra Pronta. O programa é uma parceria entre a Petrobrás, Governo do Estado e prefeituras dos 17 municípios produtores de petróleo. Cerca de 15 mil hectares de terras serão preparadas para o plantio da safra deste ano. "É fundamental a gente somar esforços numa hora dessas. As chuvas estão chegando e não temos tempo a perder. Queremos o melhor resultado, principalmente para os pequenos produtores", observou, dizendo ainda que "o momento é de resgatar a cidadania do Estado. Vamos dar as mãos, vamos somar, fazer o RN crescer e proporcionar melhor condição de vida ao agricultor", afirmou a governadora Rosalba Ciarline.

De Upanema, estiveram presente no evento, a prefeita de Upanema Maristela Freire, o secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton e o vereador Oséas Monthalgan. Parcerias com o homem do campo tem se mostrado a melhor forma de fortalecimento da agricultura familiar, explica a prefeita Maristela.

A prefeita Maristela considera importante a assinatura do convênio, mas sugere que o formato do mesmo seja modificado. Hoje, a quantidade de litros de óleo é distribuída de forma igualitária para os municípios. A proposta da prefeita de Upanema é que seja feita uma avaliação das áreas produtivas dos municípios e quanto foi plantado no ano anterior, para que sejam beneficiados com uma maior quantidade de combustível, aqueles que produzem mais, como é o caso de Upanema. “Seria mais justo! Upanema tem uma área rural, que é uma das maiores do estado. Seria mais justo aumentar a quantidade de combustível para aqueles municípios que precisam mais”, afirma.

Além do óleo doado pela Petrobrás, a Prefeitura de Upanema desenvolve o programa Preparo do Solo. No ano passado, por exemplo, o programa municipal investiu aproximadamente R$ 100.000,00, entre contrato de 18 tratores, pagamento de pessoal e complementação do óleo diesel. A expectativa é que nesse ano, agricultores de uma área de 3 mil hectares sejam beneficiados com o programa.

Além do programa Terra Pronta, a governadora Rosalba Ciarline destacou que o seu governo tem voltado as atenções para resolver os problemas do homem do campo. Citou o pagamento do Seguro Safra, que estava atrasado em virtude da falta de pagamento da parcela do Governo do Estado, na gestão anterior. “Foi uma das primeiras medidas do nosso governo. Era uma das maiores reivindicações dos pequenos agricultores, que depositaram sua parcela e se sentiam enganados pelo Governo do Estado”, disse.


Flávio Eleutério (Gerente de Comunicação Petrobras),
Maristela Freire, Aisamaque Dáliton, Betinho Rosado.
 A ação do Governo do Estado nesse início de administração tem agradado a prefeita de Upanema. Para ela, a situação financeira do estado, deixada pelo governo anterior, poderia inviabilizar ações como o pagamento do Garantia Safra. Mas, a governadora tem se mostrado sensível a situação do homem do campo. Maristela acredita que a indicação de Betinho Rosado, como secretário de Agricultura, deverá ser fundamental para que o Estado possa voltar novamente o olhar para a agricultura.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com












sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reunião entre Executivo e Sindicato terminou com encaminhamentos importantes para os servidores


O executivo municipal e o Sindicato dos Servidores Público Municipal (SINDSERPUP) realizaram uma reunião ontem pela manhã, para discutir assuntos de interesse dos servidores municipais, tendo o reajuste salarial dos profissionais que ganham um valor superior a um salário mínimo, como principal ponto de discussão. Participaram da reunião, a prefeita Maristela Freire, a presidente do Sindicato, Rosemary Sobral Dantas, os secretários municipais Inácio Araújo (Educação), Anaximandro Eudson (Turismo e Comunicação), Manoel Gerinaldo da Costa (Administração), Conceição Medeiros (Saúde), Ana Maria Fernandes (Ação Social), Controlador Geral do Município, Gilvandro Fernandes, Advogados Dr. Gervásio (PMU) e Dr. Alberto (Sindicato), Contador da PMU, Brito, vereadores Adelcina Barbosa, Monthalgan Fernandes, Nonato Garcia e Neném do Cabano, Diógenes Matoso (Presidente do Conselho do FUNDEB) e o Professor Josiel Gondim.

A reunião começou com a prefeita Maristela agradecendo a presença do sindicato e dos vereadores, que estavam ali para discutir e tentar chegar a um denominador comum no que se refere as reivindicações do servidores. Maristela começou expondo a situação que se encontra as finanças do município. A prefeita explicou que infelizmente a falta de recursos e o limite da Lei de Responsabilidade fiscal tem sido a grande barreira para o atendimento das reivindicações do sindicato, principalmente na questão do reajuste salarial. Em seguida foi dada a palavra para a presidente do Sindicato, que apresentou a pauta de reivindicações contendo os seguintes temas: pagamento da produtividade dos funcionários da Saúde, individualização do FGTS, PCCS, estrutura das escolas, imposto sindical e reajuste salarial.

PRODUTIVIDADE

O primeiro assunto a ser discutido foi o atraso no pagamento da produtividade dos funcionários da Unidade Mista de Saúde. O sindicato, através do seu advogado Dr. Alberto, pediu informações a respeito do caso. A prefeita Maristela explicou que realmente o município chegou a ficar devendo 4 meses do pagamento da produtividade, mas já foi efetuado o pagamento de um mês e com a previsão de quitação de mais um ou dois na próxima semana, sendo que em março estará em dia novamente. Maristela explicou que o motivo do atraso foi uma decisão tomada com o objetivo de garantir os recursos suficientes para o pagamento do décimo terceiro salário e o pagamento do mês de dezembro de todos os funcionários. “Tivemos que juntar e até mesmo atrasar o pagamento de fornecedores para poder garantir o pagamento de todos. Foi uma medida drástica, mas necessária em virtude da situação financeira que se encontrava o município”, explicou. Maristela também pediu o apoio da Câmara de Vereadores para que modifiquem a Lei da Produtividade, que está “caduca”. Gilvandro Fernandes disse que infelizmente não é possível mais pagar a produtividade com recursos do Piso de Atenção Básica (PAB). “É necessário criar uma nova lei que contemple as categorias através de um incentivo”, afirmou a prefeita.

FGTS

Outro ponto abordado foi a questão da individualização do FGTS para os funcionários que tem direito a receber. O sindicato pediu informações a respeito de como anda o processo. O secretário de Administração Manoel Gerinaldo explicou que o município, através do contador contratado para o caso, já solicitou dois documentos que foram prontamente enviados pela Caixa Econômica, mas o último documento chamado extrato analítico estava sem nenhuma resposta do banco até agora. Maristela pediu para que enviasse novo oficio solicitando agilidade na resposta por parte da Caixa e caso não obtivesse sucesso rápido, a assessoria jurídica iria tomar medidas através da esfera judiciária para solução do problema.

PCCS

O Plano de Cargos, Carreira e Salários foi outro tema abordado na pauta do sindicato. Rosemary Sobral explicou que depois da ação movida na justiça pelo sindicato, foi marcada uma audiência para o próximo dia 24/02, mas o intuito do sindicato era sentar e discutir os pontos divergentes do plano, antes dessa reunião. Rosemary sugeriu que as comissões formadas pelos membros do sindicato e PMU começassem a discutir os temas mais polêmicos, no sentido de pelo menos iniciar um diálogo que possa terminar com a construção de um novo plano ou o aperfeiçoamento do atual, que está em discussão judicial. A prefeita sugeriu que no próximo dia 15/02 as comissões se reunissem. Todos concordaram.

ESTRUTURA

O advogado do Sindicato, Dr. Alberto, disse que gostaria de fazer um alerta a PMU, sobre a situação das escolas do município. Alberto citou a Escola Maria Gorete, que tem seu banheiro em condições preocupantes como exemplo. A prefeita Maristela disse que reconhece o problema, que não vem de agora, mas que sua administração já sentou com a direção da escola e está faltando receber a planilha orçamentária das empresas que pretendem participar da construção do banheiro. “A primeira empresa já nos repassou o seu orçamento, que gira em torno de R$ 42.000,00. No máximo segunda-feira, teremos uma posição de quando e quem iniciará a obra, que será prioridade por parte de nossa administração”, afirmou. Maristela informou também que todos os anos são realizados reformas nas escolas em que os diretores solicitam. “Algumas tem recursos próprios, em que firmamos parcerias, como é o caso da escola Vicente de Paula Rocha e Maria Gorete, que irá entrar com um valor de R$ 4.000,00 para construção do banheiro”, informou a prefeita.

IMPOSTO SINDICAL

Os representantes do Sindicato voltaram a cobras o pagamento do Imposto Sindical, que é um direito do mesmo e que não foi repassado no ano de 2008, pela gestão anterior e o valor referente ao ano de 2010. A presidente Rosemary Sobral explicou que o Sindicato está construindo sua sede e que os recursos são primordiais para que a obra não pare. A prefeita Maristela explicou que como aconteceu em seu primeiro ano de administração, a contribuição sindical referente ao ano de 2010, será repassada nos próximos meses. A prefeita também prometeu estudar a melhor forma de repassar os recursos referentes a 2008.

REAJUSTE SALARIAL

O ponto principal da pauta do Sindicato era o reajuste salarial. O advogado Alberto, explicou que os servidores que ganham acima de um salário, estão há três anos sem receber reajuste. Segundo ele, a defasagem é de 23,8%. Se for considerado a correção da inflação que foi dada pela PMU em 2009 totaliza 17%. Alberto disse quea a defasagem tem gerado um clima de revolta nos funcionários que ganham acima de um salário mínimo. A prefeita Maristela pediu para que o controlador geral do município, Gilvandro Fernandes fizesse uma explanação a respeito dos motivos que levaram a não dar aumento aos servidores em 2010. Gilvandro apresentou dados e números que mostraram que o município teve enormes dificuldades para cumprir o pagamento em dia dos funcionários no ano de 2010. “A queda na receita, o aumento dos encargos, a grande quantidade de funcionários efetivos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, foram os principais motivos para que Maristela não tivesse dado um aumento em 2010”, explicou. O novo presidente do Conselho do FUNDEB, Diógenes Matoso discordou dos números apresentados por Gilvandro, com relação ao FUNDEB, pois segundo Gilvandro, a prefeitura chegou a utilizar 92% dos recursos do FUNDEB para o pagamento da folha dos professores. Gilvandro explicou que nos números apresentados pelo sindicato não estava sendo contabilizada a Contribuição Patronal, que chega a 21% que a prefeitura tem que repassar do valor bruto, de cada funcionário. Gilvandro disse que somente no mês de janeiro, que tem uma das melhores receitas do FUNDEB, o município ainda teve que colocar R$ 18.000,00 de outras fontes para completar a folha de pagamento dos funcionários que recebem pelo FUNDEB.

Diante do quadro apresentado por Gilvandro, a prefeita pediu para que o contador do município, Brito, falasse um pouco sobre como se encontra a situação do município com relação a Lei de Responsabilidade Fiscal. Brito disse que ainda não fechou o percentual oficial, mas no que se refere ao ano de 2010, o município atingiu aproximadamente 52% da Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite no máximo 54% de despesas com pagamento de pessoal. Brito explicou também que até o dia 28 deste mês deverá fechar o percentual oficial, mas que não deverá se distanciar muito desse percentual. Mesmo cumprindo a Lei, o município deverá ultrapassar o limite prudencial estabelecido pelo TCE, que é de 51%. Isso deverá implicar em recomendações que vão desde a diminuição dos gastos com pessoal e, em casos extremos, demissão de funcionários.

Depois dessas explicações, a prefeita Maristela disse que reconhece que a situação dos funcionários é crítica. Ela citou os exemplos dos motoristas da saúde e auxiliares de enfermagem. “Antes, eles ganhavam aproximadamente um salário e meio. Hoje, só um salário”, afirmou. Para Maristela, os números mostraram que se o executivo tivesse dado aumento no ano passado, não teria como ter cumprido com o pagamento em dia, nem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Eu poderia ser afoita e anunciar aqui um aumento de 23%, que é justo. Mas eu quero saber se eu pagaria em dia, que é minha prioridade, se não teria que demitir pais e mães de família, se não deixaria o município inadimplente e com isso, impedido de firmar convênios com o Governo Federal. Essa é uma responsabilidade que eu quero dividir com o Sindicato, com os vereadores e que a sociedade tome conhecimento da situação”, afirmou a prefeita.

Maristela disse que espera a compreensão de toda a classe, pois diante da situação e falta de perspectiva por parte do Tesouro Nacional, um reajuste nesse percentual, é praticamente impossível. O advogado do Sindicato, Dr. Alberto, disse que a proposta foi apresentada e que o Sindicato estava aberto a negociação. Maristela informou que diante da reivindicação do Sindicato e da necessidade de saber com certeza o percentual da Lei de Responsabilidade Fiscal, sugeriu que uma nova reunião fosse marcada para o dia 01/03. O Sindicato concordou com a sugestão e a nova data será aguardada.

No final da reunião, a prefeita Maristela considerou muito positiva o desfecho da mesma. “Quase todos os pontos da pauta foram atendidos. Sabemos que o principal não teve solução imediata, mas é assim que se deve agir com responsabilidade. Queria parabenizar a direção do Sindicato e os vereadores que fizeram um debate de alto nível. No que depender de nós, faremos o máximo para atender aos anseios dos servidores”, afirmou.

Hoje, a prefeita participou da sessão da Câmara Municipal de Vereadores, onde levou sua mensagem anual.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica teve a participação da prefeita Maristela


Foi realizado ontem o segundo dia da Semana Pedagógica. Na abertura dos trabalhos, o articulador do Selo UNICEF em Upanema, Danilo Freire, expôs a importância da classe educacional para a conquista do Selo para o município. Em seguida, o professor especialista Eduardo Pereira expôs o tema: a inserção da história e cultura Afro-africana, brasileira e dos povos indígenas no currículo escolar. O professor abordou temas difíceis de serem tratados em sala de aula, mas com seu jeito irreverente, conquistou a atenção e a participação do público presente.

No final, a prefeita Maristela falou da importância da Semana Pedagógica, pois trata-se do momento em que novos conhecimentos são repassados para os professores. Além disso, o planejamento para o trabalho que será desenvolvido no ano escolar começa na Semana Pedagógica. Maristela destacou também a importância da palestra do professor Eduardo Pereira, que foi além do tema e explorou os problemas de relacionamento entre aluno, professor, drogas e família. “Essa é uma dura realidade que temos que encarar nos dias atuais. Antigamente, os pais diziam que os filhos não podiam ir pra determinada festa e acabou. Agora, é preciso todo um planejamento para se dizer um não a um filho”, disse.

Maristela também aproveitou a oportunidade para informar os professores, que estará recebendo nesta quinta-feira, uma comissão composta por membros do Sindicato dos Servidores Público Municipal – SINDSERPUP, vereadores, o controlador geral do município, Gilvandro Fernandes e o secretário de Educação, Inácio Araújo. O objetivo da reunião é discutir a possibilidade de aumento salarial para a categoria dos professores. A reunião acontecerá amanhã, na sede da Prefeitura Municipal de Upanema.

A Semana Pedagógica segue hoje com as oficinas realizadas no colégio Calazans Freire.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanem.blogspot.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Semana Pedagógica aprimora conhecimento dos profissionais da educação

Começou hoje a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino. O evento é promovido pela Secretaria de Educação do município e tem como tema: Práticas pedagógicas: trabalho com princípio educativo. Na manhã de hoje, tivemos a abertura que contou com a presença do secretário de Educação Inácio Araújo, vereadora Adelcina Barbosa, Presidente do Conselho do FUNDEB Francisco Diógenes, Conselho de Educação Edimir, coordenador do Selo UNICEF no município Danilo Freire, professora palestrante Dulcilene Amorim e a presidente do SINDSERPUP Rosemary Sobral.

Depois da abertura que teve a fala da presidente do SINDSERPUP, Rosemary Sobral e do secretário de Educação Inácio Araújo, a palestrante Dulcilene Amorim iniciou sua exposição que tratava do tema: ética e motivação, pilares para uma educação de qualidade.

Uma grande quantidade de profissionais da área da educação compareceu ao Centro de Convenções de Upanema. A Semana Pedagógica terá continuidade amanhã, com a palestra do professor especialista Eduardo Pereira, que irá abordar o tema: a inserção da história e cultura Afro-africana, brasileira e dos povos indígenas no currículo escolar. O evento também contará com a presença da prefeita Maristela Freire que não pode participar da abertura hoje, em virtude de compromissos na capital do estado.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Prefeita cobra ações do Governo do Estado

Prefeita pede urgência para recuperação de ponte (FOTO: Blog Upanema News)

A agenda da prefeita Maristela Freire na manhã de hoje na capital do estado foi bastante movimentada e produtiva. A prefeita esteve visitando algumas secretarias estaduais e órgãos da esfera administrativa do governo Rosalba Ciarline. A prefeita manteve audiência com o secretário de Agricultura Betinho Rosado, onde explicou a situação que vive os agricultores do município e cobrou a implantação do projeto de irrigação utilizando as águas da Barragem de Umarí. Maristela também solicitou do secretário, um estudo para saber a viabilidade de construir uma adutora que leve água para os lotes dos assentados do município. Ela explicou que o município é um dos que possui o maior número de assentamentos rurais do estado e, que a falta d’água nas áreas, impede a produção de alimentos e o abastecimento dos animais. O secretário Betinho Rosado se comprometeu lutar pela execução dos projetos solicitados pela prefeita. Betinho também fez questão de parabenizar a chefe do executivo upanemense, pois a prefeita tem demonstrado interesse em solucionar os problemas do homem do campo.

O vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Robinson Farias também recebeu a prefeita em audiência. A prefeita cobrou do secretário, providências no sentido de se fazer também um levantamento sobre as áreas de risco localizadas no município, caso a barragem de Umarí sangre novamente. O secretário disse que assim como ocorreu em outros municípios, enviará uma equipe, que contará com membros da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para avaliar os possíveis danos que a sangria da barragem possa causar em Upanema. Maristela também enviou um ofício solicitando uma avaliação por parte do corpo de bombeiros.

Acompanhada do Engenheiro Civil upanemense, Dorian Freire, Maristela participou de audiência com o chefe do DER, Demétrio Torres. O assunto principal foi cobrar providências urgentes para a situação que se encontra a ponte que liga Upanema a Mossoró, sobre o Rio Upanema. Maristela e Dorian, explicaram como está deteriorada a ponte, que inclusive já ficou submersa no ano passado. Maristela pediu pressa ao diretor do DER, pois a cada cresce os buracos e a possibilidade de assaltos. Demétrio Torres prometeu enviar um engenheiro do DER na próxima quarta-feira para fazer uma avaliação da situação e em seguida tomar as providências.

Na tarde de hoje Maristela terá audiências na Caixa Econômica e FUNASA, com o objetivo de sanar algumas pendências relativas ao município. A prefeita retorna amanhã ao município, onde participará da Semana Pedagógica e a tarde de reunião com a organização do carnaval de Upanema, visando definir a programação da festa deste ano.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com  

Prefeita visita obras nas áreas da saúde, educação e cultura

Três importantes obras que estão sendo construídas através da parceria PMU/Governo Federal foram visitadas por uma equipe da prefeitura, liderada pela prefeita Maristela Freire, acompanhada do secretário de Obras, Valmir Aquino, técnico da secretaria de Obras, Givanilson Gonçalves e o secretário de Turismo e Comunicação, Anaximandro Eudson.

A visita começou pelo assentamento Bom Lugar, onde está sendo construída a Unidade Básica de Saúde (UBS) daquela comunidade. Lá, a prefeita Maristela observou que a obra está bastante adiantada e a execução da mesma segue dentro do que foi planejado. A obra será a primeira de um total de 04 UBS que serão iniciadas no município ainda este ano, sendo duas na cidade e uma na zona rural. Com um valor aproximado de R$ 200.000,00 as UBS dispõe de instalações modernas e amplas, como salas para realização de exames preventivos, consultórios médicos e odontológicos, sala para esterelização de material, ampla área para recepção da população etc. “Depois que vemos a estrutura sendo construída é que podemos realmente constatar que teremos um local de excelente qualidade para o atendimento a população”, comentou a prefeita. Maristela também aproveitou para conversar com os trabalhadores da obra, que hoje conta com um número de 10, entre pedreiros e serventes. Ela recebeu o agradecimento deles pela iniciativa de pedir ao construtor que contratasse trabalhadores da comunidade, gerando emprego e renda para os mesmos. “Depois daqui, já temos a propostas de trabalhar em outras obras da empresa”, comemorou o trabalhador Nonato.

Depois da visita a comunidade de Bom Lugar, a comitiva se dirigiu a cidade, onde pode ver de perto como anda as obras do Complexo Cultural e Proinfância. As duas obras somam um valor superior aos dois milhões de reais. A responsável pela empresa Therra, administradora Margareth, explicou que a empresa também segue o pedido da prefeita Maristela em privilegiar a mão-de-obra local. “Hoje temos 12 homens trabalhando aqui. Na próxima semana a perspectiva é de que aumentemos esse número, tendo sempre como prioridade os profissionais locais”, explicou Margareth. Maristela observou a planta e tirou algumas dúvidas sobre a obra, que abrigará uma biblioteca, um museu e uma área com computadores que atenderão a população carente. “Essa obra é fantástica! Depois de concluída, a população de Upanema poderá ter acesso a cultura e informática em um só local. Afirmou a prefeita.
No final, a prefeita considerou positiva a visita, pois segundo ela, pode-se observar que as obras estão seguindo o ritmo normal. Além disso, a presença do gestor municipal in loco, demonstra a preocupação do executivo com o andamento das obras. Em breve, outras visitas serão realizadas com este objetivo, afirmou a prefeita.
FONTE: Sec. de Turismo Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Profissionais de saúde participam de treinamento para repasse da vacina menigocócica tipo C

Ocorreu esta semana na secretaria de saúde uma reunião com os enfermeiros e técnico de enfermagem da Estratégia Saúde da Família – ESF, para repasse da vacina meningocócica “C”, que a partir de hoje será implantada nos postos de vacinação do município.

A vacina meningocócica “C” protege contra uma das formas graves da meningite e contempla as crianças nesse primeiro momento de 0 (zero) a menores de 2 anos.

FONTE: Secretaria Municipal de Saúde

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Obras aquecem o mercado de trabalho

Fruto da parceria Prefeitura Municipal de Upanema e Governo Federal, o município de Upanema tem se transformado em um grande canteiro de obras que vem aquecendo o mercado de trabalho no município. Está em andamento na zona rural, a construção de três Unidades Básicas de Saúde que totalizam mais de 300 mil reais. Além disso, na sede do município, duas importantes obras estão sendo construídas. A Escola de Educação Infantil e o Complexo Cultural, são obras que superam os 2 milhões de reais. Valores tão representativos provocam a necessidade de uma grande quantidade de mão-de-obra. As empresas CSC e Terra, responsáveis pela construção das duas obras, empregam atualmente dezenas de trabalhadores, entre carpinteiros, vigias, serventes e pedreiros. Segundo Nelson Gregório, responsável pela empresa CSC, sua empresa necessitaria de mais 20 pedreiros e serventes para dar maior agilidade a construção. “Nossa grande dificuldade é encontrar mão-de-obra, pois Upanema é uma cidade onde se constrói muito atualmente. Praticamente todos os pedreiros e serventes da cidade estão trabalhando”, comentou Nelson.
A prefeita Maristela Freire exalta os números positivos na geração de emprego através dessas duas obras. As ações da prefeitura contribuem para manter o cenário de forte expansão do emprego vivido atualmente pela cidade. “Sempre pedimos aos empresários que priorizem a contração de mão-de-obra local, da mesma forma que grande parte do material de construção também”, afirma a prefeita. A prefeita acredita que cerca de 60 empregos diretos estejam sendo gerados pelas obras em andamento, através da parceria com o Governo Federal. Maristela também não se esquiva da realidade do mercado local. A prefeita reconhece que o município necessita de um maior número de pessoas qualificadas na área da construção civil. Para isso, já estuda a realização de cursos de capacitação para a área, em parceria com empresas especializadas.
Além da geração de emprego e renda, as obras depois de concluídas deverão representar um marco nas áreas da saúde, educação e cultura do município. Na avaliação da prefeita, Upanema cresce a cada dia, pois de forma ininterrupta a gestão Avançando com Resultados desenvolve ações capazes de melhorar as condições de vida de todos os upanemenses.

FONTE:Sec. de Turismo e Comunicação - http://www.prefeituradeupanema.blogspot.com/