Os agricultores do município de Upanema receberam ontem importantes ações para o fortalecimento da vida do trabalhador rural. Primeiro foi o lançamento do programa Compra Direta 2010 e depois a entrega de equipamentos e um trator.
O programa Compra Direta é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Upanema para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar visando atender a demandas de alimentos de populações em risco alimentar.
O lançamento do programa em Upanema foi realizado na sede da Secretaria de Agricultura do município. Vários agricultores e representantes de instituições beneficiadas com o programa participaram do momento. Aisamaque Dályton, secretário de Agricultura, considera o programa idealizado pelo Governo Federal como um dos mais importantes para o município. Com uma população rural maior que a urbana e mais de vinte projetos de assentamento, Upanema tem vocação para o trabalho rural. “O programa é perfeito, pois gera emprego e renda para os agricultores e beneficia pessoas com necessidades alimentares”, afirmou o secretário. A prefeita Maristela Freire da Costa também elogiou o programa e reafirmou o compromisso em apoiar com o trabalho de distribuição e cadastro de agricultores e associações. Maristela destacou também a participação das mulheres trabalhadoras rurais nesse programa. “Se olharmos bem, a maioria dos produtos são feitos ou plantados por mulheres. Isso é um avanço, pois antigamente a agricultura era sinônimo de trabalho masculino”, disse.
O programa teve um avanço muito grande em relação ao ano anterior. Os números mostram que os recursos destinados ao município tiveram aumento significativo. Em 2009 foram R$ 35.000,00 e em 2010 estão assegurados R$ 70.000,00. O número de agricultores cadastrados também aumentou, saltando de 60 produtores em 2009 para 80 nesse ano. Outro aumento foi no número de instituições beneficiadas, que no ano de 2009 somavam 20 e em 2010 são 23. Os produtos adquiridos são aqueles que são produzidas pela agricultura familiar e já fazem parte de uma lista pré-determinada pelo Governo Federal. Ovos, frutas, queijo, hortaliças, doce entre outros, agora fazem parte do cardápio de instituições como escolas, creches, grupos de idosos, grupo de mães etc.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO –ASSESSORIA DE IMPRENSA
Sem comentários:
Enviar um comentário