quarta-feira, 30 de março de 2011

Servidores municipais recebem a partir de hoje

A secretaria municipal de Finanças segue atendendo ao pedido da prefeita Maristela Freire e prioriza o pagamento em dia do funcionalismo municipal. Começaram a receber hoje, os servidores municipais de todas as secretarias. Existia uma grande preocupação com relação ao pagamento referente a este mês, devido a arrecadação municipal, por este motivo, o pagamento somente no penúltimo dia do mês, diferente do que ocorreu em meses anteriores.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com



Prefeita e controlador vão a Câmara mostrar realidade financeira do município


A sessão da Câmara Municipal de Vereadores da próxima sexta-feira, contará com a presença da prefeita Maristela Freire e do Controlador Geral do Município Gilvandro Fernandes. O objetivo da presença dos mesmos é demonstrar através de dados oficiais, os motivos que impedem o executivo de atender a solicitação de aumento salarial por parte do Sindicato dos Servidores Municipais de Upanema. A reunião está marcada para as 09:00h no plenário da Câmara.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

SECRETÁRIA E ADMINISTRADORA HOSPITALAR PARTICIPAM DO “I SEMINÁRIO DE GESTÃO HOSPITALAR”

Aconteceu nesta terça-feira (29/03/2011) o “I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO HOSPITALAR” nos auditórios da II URSAP e do HRTM das 8:00h às 17:00h na cidade de Mossoró/RN e que contou com a presença do nosso município através da Secretária Conceição Medeiros e a Administradora da Unidade Mista de Saúde, Generina Medeiros. Ambas participaram desse seminário demonstrando a importância que esse encontro traduz para Upanema numa expectativa de implementar um novo modelo de gestão alicerçado na construção coletiva e decisões horizontalizadas.

Este Seminário Sobre GESTÃO HOSPITALAR das regiões do Oeste, Alto Oeste, Vale do Assu e Salineira, abre espaço para o debate visando fortalecer a gestão e assegurar o funcionamento de uma rede de serviços de saúde eficiente, proporcionando uma gestão participativa visando a implicação e co-responsabilização de gestores e trabalhadores na construção de uma rede de atenção que atenda as demandas da região de forma eficaz e humanizada, qualificando o atendimento e a regulação dos procedimentos entre os hospitais e identificando potencialidades existentes na rede de saúde.

A Secretária de Saúde Conceição Medeiros afirma: “O sistema de saúde pública no Brasil tem apresentado avanços consideráveis. No entanto, ainda persistem grandes desafios, principalmente de ordem gerencial e assistencial que exigem políticas públicas, financiamento e gestão voltadas para o atendimento das necessidades da população".

A Administradora da Saúde de Upanema Generina Medeiros acredita que: “A efetivação desse novo modelo de gestão só é possível com a participação e o compromisso de todos os que estão a serviço da sociedade".

Este encontro teve uma importante participação também de Diretores das URSAPs de Mossoró e Pau dos Ferros, representantes dos hospitais regionais das regiões Oeste e Alto Oeste (Mosoró, Pau dos Ferros, Apodi, Caraúbas, Assu e Angicos), UPAs (Mossoró), SAMU, membros do colegiado de Gestão Regional, - CGR da II, VI e VII região, Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Saúde de Mossoró, representantes da UNICAT – Unidade Central de Agentes Terapêuticos, COHUR – Coordenadoria de Operacionalização de Hospitais e Unidades de Referência e CPCS – Coodenadoria de Planejamento e controle de Sistemas.

FONTE: Secretaria de Saúde

terça-feira, 29 de março de 2011

Cajucultura é incentivada através da parceria Prefeitura/Governo do Estado

Com o objetivo de fortalecer a cajucultura no município, a prefeita Maria Stella Freire solicitou ao Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca - SAPE e a EMATER a inclusão do município no programa de doação de mudas de cajueiro. O município foi atendido com a doação de 2.000 mudas. As mudas irão beneficiar mais de 30 famílias localizadas nas comunidades rurais de Vila Paraibana, Retiro, Baixa Fechada, Baixa do Tatu, Tapera e Boa Água. Esse programa tem como objetivo principal fortalecer a produção de caju nas comunidades rurais através da distribuição de mudas. O secretário de Agricultura do município de Upanema, Aisamaque Dalyton, explicou que a escolha dessas comunidades se deu através da observação das comunidades/sitios zoneados pela cultura do cajueiro. “Desta vez, priorizamos as comunidades rurais uma vez que as mesmas são menos assistidas pelos programas governamentais. Todo o acompanhamento técnico será realizado através da EMATER.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

Banco do Nordeste reafirma parceria com município de Upanema

O vice-prefeito Manoel Carlos, representando a Prefeitura Municipal de Upanema, recebeu a visita do Gerente Geral da Agência Mossoró do Banco do Nordeste, Lívio Toniatte. A reunião pautou-se no fortalecimento da parceria existente entre o Banco do Nordeste e a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Sindicato, EMATER, Colônia de Pescadores, Associações, ATES, ONGs e agricultores em geral. Foi apresentado um relatório contendo valores investidos pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- PRONAF nos anos de 2008, 2009, 2010 e inicio de 2011. No final da reunião, alguns encaminhamentos importantes foram traçados, tais como: comemorar o dia da agricultura familiar no município, através de uma parceria envolvendo todos os atores do campo, disponibilizar um ponto de apoio por parte da prefeitura para o Banco do Nordeste, facilitando o contato dos agricultores com o agente financiador, além da construção de um calendário de reuniões/palestras nas comunidades/assentamentos.

O vice-prefeito Manoel Carlos explicou que a administração Avançando com Resultados tem feito de tudo para atender as necessidades do homem do campo, seja na saúde, na educação, na infra-estrutura e também no fortalecimento da agricultura familiar. Manoel Carlos ressaltou a importância do Banco do Nordeste, através do PRONAF, que possibilitou que muitos agricultores pudessem realizar melhorias em suas vidas.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com.





Nove cidades do interior do RN recebem novas agências do Banco do Brasil


Na tarde desta quinta-feira, 24, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a abertura de nove novas agências do Banco do Brasil nas cidades de Pedro Velho, Lagoa Nova, Tangará, Tibau do Sul, Upanema, Pendências, Serra do Mel, Nízia Floresta e Jardim de Piranhas. As novas agências terão autonomia contábil e outorga de funcionamento concedida pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Serão oito agências do tipo simplificadas e uma agência maior para a cidade de Jardim de Piranhas. Estas instalações fazem parte do Projeto Agência Complementar, desenvolvido pelo BB. A premissa básica do Projeto é a parceria com os Governos Estadual e Municipais.

A solenidade de entrega contou com a presença do secretário de estado do Planejamento e das Finanças, Obery Rodrigues; o superintendente estadual do BB, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira; do gerente da Agência Setor Público Natal, Antonio Carlos Servo e representantes e prefeitos dos municípios.

"A visita de hoje com essas boas notícias já são fruto de demandas de visitas anteriores à governadora", disse Sergio Cordeiro. Segundo o superintendente, o pleito da governadora foi fundamental para a liberação das agencias para o estado. "Das 200 novas agências que tinham sido disponibilizadas para todo o Brasil, nós conseguimos trazer nove para o estado. Num ano no qual foi anunciado um grande corte de verbas do Governo Federal, trazer essas agencias foi uma vitória", disse Sérgio Cordeiro.

De acordo com o superintendente estadual do Banco do Brasil, o plano de expansão prevê a implantação de agências em todas as cidades do Rio Grande do Norte até 2015.

Para o prefeito de Pendências, Ivan Padilha, que representou os demais prefeitos presentes na solenidade, a presença de agências nas cidades representa um benefício enorme para a população. Segundo o prefeito, quem mora em Pendências e precisa utilizar serviços bancários tem que ir até a cidade de Alto do Rodrigues ou se deslocar 30 km até Natal. "Quero agradecer esse presente da governadora", elogiou Padilha.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou que o compromisso do governo do estado é de fazer com que as parcerias sejam maiores, impulsionando o constante desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "Um estado forte é feito de municípios fortes", frisou Rosalba.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO RN

quarta-feira, 23 de março de 2011

Maristela e Rosalba juntas na luta por uma agência do BB para Upanema


No primeiro mês de administração, Maristela já
cobrava uma agência do BB para Upanema

A prefeita Maristela Freire recebeu convite da Superintendência Estadual do Banco do Brasil e da governadora do estado Rosalba Ciarline Rosado, para participar de reunião para participar de reunião que tratará da instalação de agências do Banco do Brasil em municípios do Rio Grande do Norte. A reunião acontecerá amanhã, dia 24/03 às 14:30h na Governadoria, no Centro Administrativo Estadual.

A luta por melhorias nos serviços oferecidos pelo Banco do Brasil em nossa cidade é uma luta antiga da administração municipal. Assim que assumiu o governo em 2009, a prefeita Maristela manteve reunião com a superintendência do BB, no dia 14 de janeiro, para cobrar uma agência para o município. O pedido também estava incluso no seu Plano de Governo, que foi desenvolvido ouvindo as solicitações da comunidade.

Rosalba Ciarline indica agência para Upanema
De lá para cá, a luta da prefeita não parou. Com a eleição da governadora Rosalba Ciarline, essa luta ganhou uma nova força. A reunião de amanhã sinaliza para uma boa notícia para o município, com o anúncio de cinco unidades do Banco do Brasil, em cinco municípios do Estado e Upanema será um dos contemplados. “Queria enfatizar que a escolha de Upanema teve a importante participação da governadora Rosalba, que indicou nosso município em virtude de conhecer nosso problema e nossas solicitações”, destacou a prefeita. Maristela disse ainda, que amanhã, deverá tomar conhecimento das necessidades do banco, com relação a construção, aluguel, doação de prédio ou terreno e o prazo para início dos serviços.

“De qualquer forma, a data de amanhã representa um passo importante para nosso município e o sentimento de estarmos avançando cada vez mais no desenvolvimento do nosso município”, comentou a prefeita.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com









segunda-feira, 21 de março de 2011

Aisamaque Dáliton foi eleito coordenador do fórum dos secretários municipais de Agricultura do Sertão do Apodi

O Fórum  de Secretários Municipais de Agricultura do Território Sertão do Apodi é  um espaço de discussão e proposição  de ações  que desenvolvam  o  campo. Foi fundado em 16 de março deste ano, durante a realização do 1º Encontro  de Secretários e Secretárias  Municipais de Agricultura do Território Sertão do Apodi, que ocorreu na sede do Grupo de Idosos no município de Caraúbas, onde estiveram presentes os Secretários dos municípios de Upanema, Caraúbas, Patu, Janduís, Rafael Godeiro, Governador Dix Sept Rosado, Olho Dágua do Borges e Campo Grande.  Todas as Secretarias fizeram o repasse das ações que estão desenvolvendo, bem como dos desafios e ainda foram priorizadas ações para articulação deste Fórum, dentre as quais estão audiências com representante de órgãos Estaduais e Federais.   Os secretários também escolheram uma diretoria para que novas ações, reuniões do colegiado tenha mais organização. O secretário Aisamaque Dáliton, de Upanema e Sheila Gurgel de Caraúbas foram eleitos coordenadores do grupo. Para Aisamaque a expectativa dos participantes é de que este espaço venha desenvolver ações voltadas para o campo nos municípios, pois o Território Sertão do Apodi apresenta uma mesma realidade: um rico potencial humano, hídrico e de solos férteis, porém bastante precários no acesso as políticas públicas.
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação - http://www.prefeituradeupanema.blogspot.com/

sexta-feira, 18 de março de 2011

COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE

COMUNICAMOS A TODA A POPULAÇÃO QUE SABADO DIA 19 DE MARÇO EM FRENTE AO COLEGIO CALAZANS FREIRE AO LADO DA PREFEITURA O HEMOCENTRO ESTARÁ EM NOSSA CIDADE FAZENDO COLETA DE SANGUE A PARTIR DAS 08:00 HORAS DA MANHA.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:

- SENTIR-SE BEM, COM SAÚDE;

- APRESENTAR DOCUMENTO COM FOTO;

- TER ENTRE 18 E 65 ANOS DE IDADE;

- PESO ACIMA DE 50 KG.

RECOMENDAÇÃO PARA O DIA DA DOAÇÃO

- NUNCA VÁ DOAR SANGUE EM JEJUM;

- REPOUSO MÍNIMO DE 6 HORAS NA NOITE ANTERIOR;

- EVITAR FUMAR POR PELO MENOS 2 HORAS ANTES DA DOAÇÃO;

- EVITAR ALIMENTOS GORDUROSOS.

QUEM NÃO PODE DOAR.

- QUEM TEVE DIAGNOSTICO DE HEPATITE APÓS 10 ANOS DE IDADE;

- MULHERES GRÁVIDAS OU QUE ESTEJAM AMAMENTANDO;

- PESSOAS QUE ESTÃO EXPOSTAS A DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS PELO SANGUE, COMO AIDS, HEPATITE, SÍFILIS E DOENÇA DE CHAGAS;

- USUÁRIOS DE DROGAS;

- AQUELES QUE TIVERAM RELACIONAMENTO SEXUAL COM MULTIPLOS PARCEIROS NOS ÚLTIMOS 12 MESES.

DOE SANGUE E FAÇA ALGUÉM NASCER DE NOVO.

AGRADECE.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UPANEMA.

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

quinta-feira, 17 de março de 2011

Obras do Proinfância e Complexo Cultural foram visitadas pela prefeita de Upanema

A agenda da prefeita Maristela hoje pela manhã começou com uma visita as obras de construção da Escola de Educação Infantil e o Complexo Cultural, ficam localizadas na mesma área do bairro Pêgas. Maristela observou que as obras seguem num ritmo acelerado e com uma boa qualidade no serviço. As obras que somam um valor de mais de R$ 2.000.000,00 fazem parte da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Upanema. Conversando com os representantes das empresas, Maristela soube que o grande entrave que poderá diminuir o ritmo das obras poderá a demora na liberação dos recursos por parte do Governo Federal. Segundo informaram os construtores, a maior parte das obras está sendo “tocada” com recursos das empresas, já que o Governo Federal está demorando muito na liberação dos recursos. “Vai chegar uma hora que teremos que parar por falta de recursos próprios”, alertou um dos construtores. A prefeita reconheceu o empenho dos empreiteiros e prometeu lutar pela liberação dos recursos junto a bancada parlamentar. “Vamos entrar em contato com a deputada Fátima, que tem mais acesso ao Governo Federal e é nossa parceira. Caso não tenhamos resultados, iremos a Brasília ainda neste mês para cobrar pessoalmente nos ministérios responsáveis”, assegurou a prefeita.



FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aviso aos agricultores inscritos do Garantia Safra

A Secretaria Municipal de Agricultura, comunica aos agricultores (as) inscritos (as) no Programa Garantia Safra 2010 que encontra-se na sede desta  Secretaria a relação dos agricultores (as) que irão receber o beneficio. O pagamento terá inicio próximo dia 18/03/2011 e será efetuada de acordo com o calendário do Programa Bolsa Família. Maiores informações são obtidas na própria Secretaria, localizada á Rua Francisco Bezerra, 11- Centro, Upanema/RN.     

FONTE: Sec. de Agricultura, Pecuária e Pesca - http://www.prefeituradeupanema.blogspot.com/

terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeita de Upanema foi acusada por irregularidade de contratação de médicos em gestões anteriores

A prefeita de Upanema, Maristela Freire da Costa, em resposta a matéria publicada neste meio de comunicação, no dia 03 de março de 2011, vem esclarecer que são infundadas as divulgações em blog e jornais que acusam a prefeita de não prestar informações sobre a contratação de médicos através do Programa Saúde da Família no município, alegando que a prefeita teria recebido dois ofícios do MPF requisitando tais dados.

Através da assessoria jurídica, a prefeita protocolou sua defesa em 24 de setembro de 2010 (segue anexo), explicando que não recebeu tal solicitação do MPF e que não poderia ser responsabilizada por possíveis irregularidades na gestão passada, já que as profissionais acusadas prestaram serviço da gestão anterior no período de 2004/2005 e a prefeita Maristela assumiu em 2009.

A prefeita Maristela estranha as matérias publicadas, acusando-a de omissão de informação, já que sua administração tem se pautado pela transparência e harmonia com o MP e as instituições fiscalizadoras. A acusação infundada provocou desgaste de imagem e estimulou críticas mentirosas a administração municipal, servindo de argumento para algumas pessoas de má fé, alimentarem seu descontentamento com a pessoa da prefeita e denegrir a imagem da mesma.

Diante das provas apresentadas, fica claro que a prefeita de Upanema não praticou ilegalidade nem se omitiu diante de sua responsabilidade.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – http://www.prefeituradeupanema.blogspot.com/




segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cresce a expectativa para o Carnaval de Upanema 2011

Quase tudo pronto para a maior festa popular de Upanema, o Carnaval 2011. A consagrada estrutura de som, palco, trio elétrico, sanitários químicos, segurança estão prontos. A limpeza e iluminação da cidade também passaram por uma vistoria e corrigiram-se os problemas para receber bem os foliões. Mais uma vez, fica a certeza que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura deverá manter o padrão de qualidade dos nossos foliões. A expectativa de público também deverá superar a do ano de 2010. Uma prova disso foi o interesse dos upanemenses que residem em Natal, que devido à grande quantidade de interessados em vir prestigiar o nosso carnaval, "forçou" a prefeitura a colocar mais um ônibus, somando três, para trazer os foliões para nossa festa.


A grande expectativa agora, é para o início da festa que ocorrerá hoje a noite, a partir das 20:00h, na Praça de Eventos, com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval de Upanema. Logo em seguida, teremos o primeiro arrastão com o trio Ventury e a banda Timbalasamba. Pra fechar a noite, teremos a estréia da banda Gandaia, na Praça de Eventos.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Secretarias promovem eventos nesta sexta

As secretarias de Agricultura e Urbanismo e Ação Social realizarão eventos importantes as vésperas do Carnaval de Upanema. Primeiro será a secretaria de Agricultura que marcou para próxima sexta-feira, as 07:00h, a inauguração da adutora dos Projetos de Assentamentos Boa Água I e II. O sistema que irá levar água para estas comunidades foi uma solicitação da Prefeitura de Upanema a CAERN. No evento, estará presente o chefe do escritório regional da CAERN e autoridades locais. Logo em seguida, na Praça de Eventos, a secretaria de Urbanismo e Ação Social fará o lançamento do projeto Educação Ambiental. O projeto será o primeiro passo para o início da coleta seletiva do lixo residencial.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Município suspende aulas a partir de amanhã

A Prefeitura Municipal de Upanema vem por meio deste, comunicar que as aulas da rede municipal de ensino ficarão suspensas a partir de amanhã, dia 03/03 e só retornarão no dia 14/03. A suspensão deve-se as seguintes justificativas:

1) O município passa por dificuldades no setor de Recursos Humanos em algumas áreas que atingem diretamente a educação municipal, como é o caso de motoristas, ASG e professores. Para isso, a Prefeitura de Upanema enviou projeto a Câmara Municipal de Upanema, solicitando a contratação de funcionários para suprir essa necessidade. Em virtude da aprovação do projeto, com alterações (emendas), o executivo ficou obrigado a examinar o novo projeto e através de sua assessoria jurídica informar de que forma poderá ou não o executivo regular tal projeto de lei, depois das modificações. Enquanto isso, o executivo fica impedido de contratar os profissionais para sanar a deficiência existente em algumas áreas. A expectativa é de que na próxima semana, após o carnaval seja resolvido esse problema.

2) Devido às chuvas ocorridas nos últimos dias, as estradas que dão acesso as comunidades rurais pioraram sensivelmente, provocando situações de risco para o que passam por esses locais. Diariamente, centenas de alunos e pessoas trafegam por essas estradas. Faz-se necessário um trabalho urgente de recuperação de algumas estradas, para que o problema não se agrave e cause maiores riscos ao transporte de alunos e população. Para isso, a Prefeitura irá utilizar esse período de paralisação para recuperar os pontos críticos dessas estradas.

3) Outro ponto observado pela Prefeitura para tomar tal decisão, refere-se a construção dos banheiros da Escola Municipal Maria Gorete. Com as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, a estrutura do atual banheiro apresenta maior risco de desabamento. O período de suspensão das aulas impedirá a utilização do mesmo e poderá evitar acidentes com vítimas. A Prefeitura já iniciou o trabalho de construção de um novo banheiro e tem o compromisso da empresa responsável pela obra, de que o período servirá para concluir o mesmo.

Diante do exposto, contamos com a compreensão de todos.

Maristela Freire da Costa
Prefeita de Upanema

Prefeitura disponibiliza transporte para foliões que moram em Natal

Todos os anos, a administração “Avançando com Resultados”, disponibiliza ônibus para o transporte de upanemenses que residem em Natal e desejam participar do Carnaval. Para este ano, a prefeita Maristela Freire autorizou dois ônibus para fazer esse transporte. A prefeita disse que esse sempre foi um pedido dos conterrâneos upanemenses que moram na capital. “Não poderia deixar de atender as pessoas que desejam brincar ou até mesmo passar o carnaval com suas famílias”, explica a prefeita.

Os interessados devem entrar em contato com Misael para reservar sua vaga. Como ocorreu nos anos anteriores, os dois ônibus irão sair as 08:00h da manhã do sábado, da praça próximo ao Machadão.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com




I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania

Ontem, dia 1º de março, foi realizado o I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania, com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, o evento discutiu a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma apresentação do Plano de Governo da atual gestão. O objetivo é consolidar uma Política Estadual de Saúde. Esteve presente neste evento a Prefeita do Município e a Secretária de Saúde.
FONTE: Secretaria Municipal de Saúde

Prorrogado prazo para o pagamento do Garantia Safra

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, está lembrando aos prefeitos e presidentes de entidades associativos de agricultores que foi prorrogado para sexta (04), o pagamento dos agricultores do PROGRAMA GARANTIA SAFRA. O pagamento poderá ser feito nas casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal.

O Programa Garantia-Safra é um consórcio onde o agricultor familiar desembolsa de uma única vez, R$ 6,40 o que representa 1% do valor total do prêmio. A Prefeitura Municipal paga a quantia de R$ 19,20 por agricultor; o Governo do Estado investe R$ 38,40 enquanto que o Governo Federal complementa o valor do seguro.


terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval de Upanema na mídia

O car­na­val de Upa­ne­ma está sendo pro­gra­ma­do para ser mais uma vez, um gran­de su­ces­so. Para esse ano, a festa co­me­ça na sexta-feira. Além das ban­das lo­cais, ban­das de ex­pres­são re­gio­nal foram con­tra­ta­das. O trio elé­tri­co Ven­tury, des­ta­que nos úl­ti­mos dois anos de car­na­val que chama aten­ção pela be­le­za e qua­li­da­de de som, será mais uma vez o trio que irá puxar os fo­liões pelas ruas da ci­da­de. Esse ano, o trio irá fazer sete apre­sen­ta­ções, sendo que no do­min­go e terça, irá par­ti­ci­par do mela-mela e de­pois, o en­cer­ra­men­to com a banda prin­ci­pal. Além do trio, a Praça de Even­tos terá um palco e som para as ban­das que se apre­sen­ta­rão na parte da noite.

FONTE: Correio da Tarde

Relatório de Gestão Fiscal mostra despesas com pessoal dentro limite prudencial

A Prefeitura de Upanema fechou as contas do ano de 2010 e apresenta números que comprovam as dificuldades do município para cumprir a folha de pagamento do funcionalismo e consequentemente a Lei de Responsabilidade Fiscal. O Relatório de Gestão Fiscal apresentado pelo setor contábil da Prefeitura, referente ao segundo semestre de 2010, mostra que o município gastou 53,41% de sua receita líquida com pagamento de funcionários. Esse percentual ultrapassou o limite prudencial que é de 51,30% e se aproximou bastante do limite da Lei de Responsabilidade fiscal que é de 54%.

Os dados acenderam o sinal de alerta para o ano de 2011, já que o aumento do salário mínimo para R$ 545,00 e o pagamento do novo Piso Nacional da Educação, que neste mês de fevereiro a Prefeitura pagou a mais de 20 professores o valor de R$ 890,31 deverá aumentar ainda mais a folha de pagamento do funcionalismo.

FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com